Alto Contraste
Cimams reivindica van e celulares para unidades do Procon Regional

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS recebeu, na quinta-feira (27/11), em sua sede, a visita do Rota Procon MG. Na oportunidade, o presidente da entidade e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, o Tampinha, reivindicou uma van para a realização do projeto itinerante, com visitas aos Procons regionais, além de celulares para as unidades dos 22 polos do Norte de Minas.
Para a aquisição do veículo e dos aparelhos celulares, a sugestão do presidente do consórcio é de que sejam utilizados recursos dos Fundos de Defesa do Consumidor (Procon), já que esses recursos financiam projetos e atividades voltados à proteção e defesa do consumidor, como programas de capacitação, realização de eventos de orientação e estudos sobre o tema.
Sobre o Rota Procon MG, o projeto percorreu a região, passando pelas cidades de Pirapora, Montes Claros, Januária e Itacambira, onde promoveu palestras para estudantes, demonstrações de fiscalização e treinamentos para agentes de Defesa do Consumidor, aproximando o Procon Estadual das demandas locais.
Em Montes Claros, no auditório do CIMAMS, ocorreu uma Roda de Conversa com a participação de representantes dos 22 polos do Procon no Norte de Minas.
Na região, nos últimos três anos, o número de municípios atendidos por Procons passou de 8 para 72 — desses, 69 são atendidos pelo Regional do CIMAMS.
O coordenador do Procon-MPMG, promotor de Justiça Luiz Roberto França Lima, esteve presente e entregou ao promotor de Justiça Felipe Caires uma placa em agradecimento pela contribuição ao Rota Procon-MPMG.
A coordenadora do Procon de São João do Paraíso, Érica Fernanda Lacerda, acordou às três da madrugada, viajou 340 km e levou a equipe para participar das capacitações. “Nós viemos em três: advogada, fiscal e atendente. A atendente vai participar do curso para aprender a lidar com consumidores e fornecedores, e eu vim participar, juntamente com o fiscal, da capacitação sobre processos administrativos”, explicou.
A coordenadora-geral do Procon Regional do CIMAMS, Érika Cristina Batista, destacou que a aproximação do Procon Estadual atende a uma demanda por apoio e reconhecimento. “Foi uma ideia muito bacana sair de Belo Horizonte e vir reconhecer a realidade de quem está quase no sertão, porque o Norte de Minas tem um público diferenciado. É um público mais carente, a vulnerabilidade é mais acentuada. Então, é com muita alegria que nós recebemos o Rota, para que ele possa fortalecer a Rede de Defesa do Consumidor.”
O presidente do CIMAMS e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha Moreira, destacou que a parceria entre o Procon Estadual e o consórcio é fundamental para proteger os mais vulneráveis: “As pessoas mais simples, que não têm tanto acesso às informações, podem ser ludibriadas no mercado de consumo, e essa união de forças permite que elas recebam um serviço de qualidade e tenham seus direitos protegidos. Além disso, essa parceria contribui para a valorização dos produtos regionais ao impedir, por meio da fiscalização, que produtos clandestinos circulem no comércio.”
Arthur Amorim Jr.
Ascom/CIMAMS
Norte de Minas, 3 de dezembro de 2025
