Cimams e Amici’s aderem à Caravana de Combate à Fome Dom Mauro Morelli

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS e da Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais – AMICI’s, Adaildo Rocha, o Tampinha, prefeito de Curral de Dentro, assinou nesta segunda-feira (25/8), na sede do Ministério Público de Minas Gerais, o termo de adesão à Caravana de Combate à Fome, em homenagem a Dom Mauro Morelli, reafirmando o compromisso com a justiça social e com a luta contra a fome.

A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), visa intensificar ações públicas voltadas ao enfrentamento da insegurança alimentar no estado, além de incentivar a adesão dos municípios mineiros ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O projeto, que irá percorrer diversas regiões de Minas Gerais, promoverá encontros com gestores públicos e comunidades locais. A proposta é sensibilizar os participantes, orientar políticas públicas e fomentar ações concretas que fortaleçam a segurança alimentar, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.

Além do lançamento da iniciativa, o evento homenageou o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, falecido em 2023. Reconhecido nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos humanos, Dom Mauro presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) entre 1993 e 1994, e foi um dos principais articuladores de projetos como o Fome Zero e a Ação da Cidadania contra a Fome, ao lado do sociólogo mineiro Herbert de Souza, o “Betinho”. O bispo emérito também integrou o Comitê Permanente de Nutrição da ONU e fundou o Movimento pela Ética na Política.

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, assinalou que: “neste ano, assinamos uma parceria dedicada a articular iniciativas voltadas à promoção do direito à alimentação e à nutrição adequadas, além de combater a insegurança alimentar. Nessa jornada, o MPMG e o TJMG se comprometeram, em parceria, com a sociedade civil, entidades privadas e órgãos públicos a promover a inclusão socioeconômica e garantir a segurança alimentar e nutricional dos grupos populacionais mais vulneráveis. Naquele momento, ecoamos a frase: ‘quem tem fome, tem pressa’. Legado do inesquecível ‘Betinho’, um dos maiores defensores dessa nobre causa em nosso País.”

O presidente do CIMAMS frisou que este projeto é fundamental para os municípios, pois é dedicado à construção de políticas públicas alimentares urbanas, funcionando como um grande movimento de mobilização: instituições públicas, privadas e da sociedade civil que se unem para promover campanhas de arrecadação, apoio a projetos sociais e incentivo a práticas que levem alimento e dignidade a quem mais precisa.

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, terça-feira, 26 de agosto de 2025.

Compartilhe essa publicação
toggle icon