Cimams se despede do ex-presidente Valmir Morais de Sá

Prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS viveram, nesta quinta-feira (04), um dia de despedida e homenagens ao seu ex-presidente e ex-prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, liderança política marcante do Norte de Minas. Ele faleceu aos 73 anos, deixando um legado de trabalho, generosidade e contribuição para o desenvolvimento da região.

De acordo com Beatriz Morais, filha de Valmir, ele passou toda quarta-feira (3/9) na fazenda com o seu filho mais novo e, durante a noite, começou a sentir dor no peito e foi levado para o hospital de Brasília de Minas, que era mais próximo da sua fazenda, localizada no município de Patís. Entretanto, ele apresentou um quadro de pressão muito alta. Mesmo sendo medicado, sofreu uma parada cardíaca no momento em que iria realizar um exame de eletrocardiograma. Os médicos fizeram manobras de reanimação e intubaram, mas ele não resistiu.

O corpo foi velado no auditório do CIMAMS até às 15h, onde ocorreu uma sessão fúnebre marcada por emoção e reconhecimento. Durante a cerimônia, familiares, amigos, lideranças políticas e autoridades relembraram a trajetória de Valmir Morais.

O presidente do CIMAMS e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, o Tampinha, bastante emocionado, expressou a solidariedade pelo falecimento do seu antecessor, enfatizando que: “hoje os nossos corações se dividem entre tristeza e gratidão. Tristeza pela dor imensurável que está em todos nós, amigos, colegas e familiares que o conheciam e conviveram com Valmir, e o sentimento de gratidão a Deus pelo tempo que pudemos conviver com ele, que foi de muito aprendizado. Ele deixou um legado muito importante, entre eles o da lealdade, do companheirismo, da amizade, do respeito e da consideração, além do trabalho que ele fez da política um sentimento diferente, demonstrando que podemos ser a diferença quando se faz tudo com amor. Valmir fazia tudo com amor, em especial pelo Norte de Minas, nos ensinando também a amar e lutar por esta região.”

O senador Carlos Viana também compareceu ao velório para se despedir do amigo Valmir Morais e acentuou que foi uma perda muito grande, não pela amizade, que ele considerava um grande amigo, mas para todo o Norte de Minas Gerais e até para a política de todo o estado. “Valmir era um conciliador, firme nos momentos certos, tinha sempre uma palavra positiva e a nossa convivência nos últimos sete anos só me fez crescer. Peço que Deus o receba em paz e console a sua família. Que o seu exemplo fique para todos nós.”

O deputado estadual Arlen Santiago manifestou seu pesar pela perda do amigo e companheiro de várias caminhadas políticas: “me despeço de um grande amigo, fiel e companheiro de tantos anos. Hoje não perdi apenas um parceiro político, eu perdi um irmão. A tristeza que sinto é imensa, mas maior ainda é a gratidão por tudo o que compartilhamos juntos. Seguirei daqui levando adiante o nosso legado, nossos pensamentos e ideais. Sua forma única de comandar, de conduzir com firmeza e respeito, sempre será uma inspiração para mim e para todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado.”

Em nota, o deputado federal Marcelo Freitas destacou que, ao longo de sua trajetória pública, Valmir demonstrou dedicação exemplar, liderança comprometida e incansável empenho em prol do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida da população. “Seu legado permanecerá como referência de trabalho, seriedade e compromisso com o interesse coletivo. Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade à família enlutada, aos amigos e a toda a comunidade de Patis, desejando força e serenidade para superar essa perda irreparável.”

Muito emocionado, o 1º vice-presidente do CIMAMS e prefeito de São João da Ponte, Fábio Madeira, descreveu Valmir como um grande amigo de sua cidade e que sempre esteve comprometido com o desenvolvimento regional, deixando um legado de dedicação à vida pública e à coletividade. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e dê forças para superar tamanha perda.”

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, apontou que Valmir sempre foi um homem engajado na vida pública e no desenvolvimento do Norte de Minas e que representou tão bem a classe dos prefeitos, sobretudo o sentimento associativista entre as prefeituras, colaborando muito para que as cidades médias e pequenas se desenvolvessem da melhor forma. “Nós perdemos um grande homem, companheiro, que tinha um olhar bem sensível no cuidado com as pessoas. Por isso, o seu legado tem que ser continuado por todos nós, prefeitos e prefeitas, com esse sentimento associativista, tanto do Cimams quanto da Amams, deve permanecer.”

Sobre Valmir Morais

Valmir Morais de Sá – 1952-2025, 73 anos, natural de Salinas – Novorizonte, casado com Bernadete Coelho, pai de Beatriz, Beane e Valmir, foi prefeito da cidade de Patís, em quatro mandatos. Também, na Amams, foi presidente em quatro mandatos. Já no CIMAMS, esteve à frente em dois mandatos. Principal responsável pela reforma do prédio da Amams e pela construção do auditório Aécio Cunha. Em seu mandato à frente do CIMAMS, iniciou e finalizou a construção do novo prédio, inaugurado em dezembro de 2024.

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Foto: Solon Queiroz

Compartilhe essa publicação
toggle icon