A Prefeitura de Bocaiuva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 12 de setembro, no Centro Cultural Henfil, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social. O objetivo do encontro foi avaliar a situação da assistência social e definir diretrizes e prioridades nos âmbitos municipal, estadual e federal para a política de assistência social no município. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Câmara de Vereadores, da diretora da SEDESE regional de Montes Claros e da prefeita Marisa Alves.
A conferência contou com uma palestra ministrada pela Assistente Social, responsável pelo Departamento de Assistência Social do Cimans, Karla Magalhães, além de trabalho de grupos, elaboração e análise de propostas, definição de metas, eleição dos delegados/conselheiros para a conferência estadual, além de ser uma oportunidade muito importante para trocas de experiência.
Os eixos norteadores trabalhados durante a conferência tiveram os seguintes temas:
1. Os desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos municípios, à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista.
2. A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direitos.
3. Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS – “nada sobre nós sem nós”.
Lema: NAS MINAS O SUAS É DAS GERAIS.
Apresentações artísticas com os integrantes dos Grupos de Convivência Fortalecimento de Vínculos também abrilhantaram o evento que ainda contou com o delicioso café da manhã servido a todos os presentes.