Possibilitar o debate e a formação do conhecimento sobre metodologias de trabalho social com famílias, com vistas ao aprimoramento do atendimento e acompanhamento familiar nos territórios por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Esta é a pauta da Oficina de Formação: “Proteção Social Básica no SUAS: Metodologia de Trabalho Social com Famílias e Benefícios Sociais” que o Departamento de Assistência Social do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS realizará na terça e quarta-feira 28 e 29/05, no auditório do Senac, em Montes Claros, de 8 às 12h30.

Cada um dos 86 municípios do Norte de Minas, filiados ao CIMAMS terá direito a quatro vagas, sendo que o alvo principal da oficina é prefeito(a), secretário(a) de assistência social, coordenador(a) do CRAS, e trabalhadores do SUAS.

Diante da grande demanda de municípios participantes, e com a lotação máxima do auditório do Senac ser de apenas 150 lugares, a organização do evento achou por bem realizá-lo durante dois dias, no primeiro dia serão atendidos os municípios de A a L (exemplo de Água Vermelhas a Luislândia); no segundo dia, os municípios de M a V (exemplo de Monte Azul a Várzea da Palma). Entretanto, a programação vai ser a mesma.

A oficina vai apresentar ainda, as estratégias para fortalecimento do terceiro setor, principalmente as entidades de Assistência Social para sua estruturação formal e ampliação das possibilidades de captação de recursos, tendo em vista a importância da Proteção Social Básica no SUAS e os atuais desafios que os
serviços da Política de Assistência Social têm enfrentando.

7 às 8 Horas – Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã

8 às 8h30 – Abertura

8h30 às 9h20 – PAINEL 1 – “O Trabalho Social com Famílias na Proteção Social Básica do SUAS” –

9h20 às 10h10 – PAINEL 2 – Direito Previdenciário: Como os CRAS podem qualificar o acesso dos usuários aos benefícios vinculados ao INSS

10h10 às 10h30 – Oficina de Assimilação de Conteúdo

10h30 às 11h20 – PAINEL 3 – Terceiro Setor: Parcerias com CRAS e atores sociais, para o desenvolvimento comunitário a partir da Gestão Social e Economia Solidária X Economia Informal.

11h20 às 11h50 – Formalização de Agenda Estratégica – Visita Técnica do CIMAMS nos municípios para fortalecimento da rede socioassistencial e Terceiro Setor.

11h50 às 12h10 – Participação do SENAC

12h10 às 12h30 – Encerramento