O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patís, foi empossado na quinta-feira (02/06), como Diretor Regional Norte, da Associação Mineira de Municípios – AMM, para o triênio 2022/2025. A solenidade de posse aconteceu no espaço Expominas, em Belo Horizonte, no último dia do 37º Congresso Mineiro de Municípios.
Na mesa de honra, da solenidade de posse para a nova diretoria, as presenças do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; general Braga Netto, representando o presidente Jair Bolsonaro; os deputados federais Aécio Neves, Domingos Sávio; o procurador Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior e outros membros do governo do Estado.
O dirigente do CIMAMS disse que esta pluralidade na montagem da chapa, com prefeitos de todas as partes do Estado e de várias agremiações políticas foi levado em conta quando decidiu por fazer parte da diretoria que foi eleita por aclamação.
“Fazer parte da diretoria da AMM é fundamental, mas ser a voz do Norte de Minas nas reivindicações é mais importante ainda, pois nós temos muitas demandas que precisam ser atendidas, tanto no cenário estadual quanto no federal. O Dr. Marcos Vinícius, novo presidente da entidade, me garantiu que vai é dinamizar a atuação dos consórcios, em todas as regiões do Estado. Outra garantia que me foi dada por ele, foi de maior estreitamento com os municípios, com maior interatividade, ouvindo e lutando por uma governabilidade em cada município, investindo nas câmaras técnicas, na promoção e qualidade dos serviços que são ofertados na gestão pública, e melhorando as propostas para formação de políticas públicas”, comentou o dirigente do CIMAMS, Valmir Morais.
No discurso do governador Romeu Zema ele defendeu uma reforma que garantisse aos municípios mais autonomia. Enquanto o Presidente do Senado da República, Rodrigo Pacheco, afirmou que o Brasil não vai ter progresso se não houver o fortalecimento dos municípios. Disse ainda, que defender o municipalismo é uma obrigação de todos os políticos mineiros.
O novo presidente da AMM, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, prefeito de Coronel Fabriciano, da mesorregião do Vale do Rio Doce, em seu discurso de posse garantiu que a função da entidade que congrega todos os municípios mineiros, não é ter bandeiras partidárias: “temos prefeitos de todos os partidos filiados. Mantendo a nossa independência, mantemos o nosso respeito,” assinalou.
Finalizou o seu discurso confirmando a sua luta contra os impactos negativos à gestão municipal. “Os municípios trabalham com orçamentos. Como vão tirar receitas, como aconteceu em 2018, quando nosso orçamento entrou somente 60% do valor? Precisamos de equilíbrio entre o Senado e a Câmara Federal.”
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, segunda-feira, 6 de junho de 2022