Durante a realização do IV Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes Sustentáveis, nesta terça-feira (07/05), no auditório do Crea-MG, em Montes Claros, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, também prefeito de Patis, foi convidado para participar do painel Cases de Cidades Inteligentes.
O tema abordado pelo dirigente do Consórcio foi sobre a regularização fundiária, em seu município, de 2.400 imóveis. Relatou que o processo foi árduo, mas foi juntando dinheiro para o processo fosse realizado, que teve um custo de cerca de R$ 2 milhões.
Antes da regularização, Morais explicou que o município contava apenas com oito imóveis que possuíam escrituras e parte dos imóveis tinha como proprietário a igreja. O êxito no projeto para garantir as escrituras aos cidadãos, segundo ele, foi o resultado de uma soma de esforços da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, população, empresa Carvalho Amaral Engenharia, da equipe técnica do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros, e do CIMAMS na realização do processo de licitação.
O presidente do CIMAMS ressaltou que Patis foi um dos poucos municípios a realizar a regularização fundiária de forma gratuita, custeada pela prefeitura e os beneficiários não tiveram que arcar com nenhuma despesa para ter a posse das suas escrituras. “Foi um investimento que será revertido a longo prazo. Esses títulos que entregamos às famílias do município vão mudar a história do município, pois a regularização fundiária é um instrumento de cidadania que permite que o morador tenha acesso a serviços públicos, como água, luz e esgoto. Aumento da valorização do imóvel, além da segurança jurídica.”
Sobre o IV Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes Sustentáveis
O objetivo do evento é demonstrar o estado da arte da tecnologia, aplicações e soluções para cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes, além da apresentação de alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios utilizando inovação tecnológica, potenciais fontes de financiamento e incentivos governamentais, e das diretrizes da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, conectando com gestores públicos, fornecedores, financiadores e especialistas do setor. Nesta quarta edição, Minas Gerais será explorada e buscará inspiração em exemplos do Brasil, de como poderá liderar a revolução das cidades inteligentes, promovendo um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero para todos os seus cidadãos.
Arthur Amorim Júnior
Ascom/CIMAMS
Norte de Minas, terça-feira, 7 de maio de 2024