Desde 11 de março, em que a Covid foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia e que constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, a prefeitura de Diamantina já realizou todos os protocolos para combater o vírus.

Nos quase três meses de pandemia, desde o seu anúncio, foram confirmados no município, de acordo com o Boletim Epidemiológico emitido desse domingo 31/05, 9 casos, sendo 4 em isolamento domiciliar; 0 em isolamento hospitalar, 0 óbitos, 5 recuperados; Foram apresentados 71 casos suspeitos em investigação – sendo 3 pacientes aguardando resultado dos exames; 66 em observação – em isolamento domiciliar; 2 em observação – em isolamento hospitalar; 229 investigações concluídas – 12 descartados pro exame laboratorial; e 108 alta por critério clínico – síndrome gripal inespecífica. Total de notificados 319, se que do total de notificados, 31 são provindos de outros municípios.

Para saber como o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque (DEM), está lidando com este problema, em sua cidade – considerada a maior do Vale do Jequitinhonha, o CIMAMS realizará logo mais às 17 horas, a LIVE: “Os Impactos sociais e econômicos em uma região turística, em tempo de crise”.

Com uma população de 47.617 habitantes, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2018, Diamantina tem no turismo uma das suas principais fontes de renda, sendo um dos destinos a “Estrada Real”, além de fazer parte do Circuito Turísticos dos Diamantes. O setor educacional é outra fonte de renda do município, pois recebe anualmente universitários de várias partes do Estado e do país, em busca de uma vaga na Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com esta nova realidade provocada pela pandemia mundial do Covid-19, a atual administração foi obrigada a adotar algumas restrições para resguardar a saúde da população e o avanço do virus, mesmo que para isso seja impactado na queda circunstancial da sua economia.

O presidente do Consórcio e prefeito Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, participará também da live e vai contar quais são as medidas de segurança que tem adotado em seu município.

O professor Luiz Lôbo, secretário executivo do CIMAMS, disse que a live, assim como consórcio vai cumprindo a meta que é de integrar as regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, levando e trazendo informações, onde os gestores têm a oportunidade de trocar experiências e apresentar as suas demandas.

Interessados em acompanhar ou participar da LIVE do CIMAMS, enviando sugestões e perguntas, poderão fazer, acessando o link: facebook.com/consorciocimams ou através do Whatsapp – (38) 99740-4167.

Arthur Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, segunda-feira, 1º de junho de 2020

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *