As obras do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha já estão acontecendo em ritmo acelerado. O ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes Brito, atendendo convite feito pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patís; esteve em Montes Claros, na manhã desta terça-feira (26), para fazer uma visita e acompanhar o andamento da obra.
A obra que teve contrapartida do CIMAMS, de aproximadamente R$ 1 milhão, terá seu custo total de R$ 4 milhões. Para que a obra não fique parada após a contrapartida, o dirigente do consórcio pediu ao ministro que os recursos anunciados pelo Ministério do Turismo sejam garantidos.
De imediato, o ministro Carlos Brito respondeu afirmativamente que os recursos já estão disponibilizados através da Caixa Econômica. Ressaltou a importância do Centro para impulsionar o turismo do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, por isso, o Ministério tem total interesse em vê-lo em atividade o mais rápido possível.
“Nós estamos trabalhando para otimizar o turismo regional de negócios. Sabemos do potencial da região e por isso, estamos trabalhando em conjunto junto com os outros ministérios para impulsionar este setor que é o grande gerador de emprego e renda. Quero voltar mais vezes à região para ver o Centro no ponto de laje e na sua inauguração”, assinalou o ministro Carlos Brito.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, destacou a união da Prefeitura com o CIMAMS, e o apoio do Ministério do Turismo, na realização da obra. “É um sonho antigo que está se tornando realidade. A nossa região tem potencial para investir no turismo, rural, ecológico ou de negócio. Em Montes Claros, o prefeito Humberto Souto está investindo na zona rural, pavimentando as estradas que dão acesso às comunidades e que serão importantes para fomentar o turismo rural”, comentou.
O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, enfatizou que com a construção do Centro, o turismo regional terá uma grande alavancada. “A integração dos municípios, entidades e governos é importante para garantir o desenvolvimento, mas é importante sobretudo a união. Quero deixar um legado para a nossa região, através da construção do Centro de Convenções. Ele vai contar uma nova história e uma nova página do turismo da nossa região, com novas oportunidades e geração de emprego e renda”.
PRESENÇAS
Além do presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá (Patís), participaram da visita do Ministro Carlos Brito ao local onde será construído o Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, de Defesa Social, Anderson Chaves, e do Meio Ambiente, Sóter Magnos; os prefeitos Farley Vieira (Ubaí), Marlene de Lourdes Silveira Moreira (Juramento), Gonçalo Antônio Mendes de Magalhães (Icaraí de Minas), Eduardo Rabelo (Francisco Dumont), Adaildo Rocha (Curral de Dentro), Joaquim Neres (Salinas), e o vice-prefeito de Icaraí de Minas, André Xitão.
Arthur Amorim Júnior
Ascom/CIMAMS
Norte de Minas, terça-feira, 26 de julho de 2022