Com a presença de prefeitos, assessores de comunicação, chefes de gabinetes, vereadores, e deputados das nove microrregiões do Norte de Minas, foi lançado na noite dessa quinta-feira, 15/03, na sede da Inter TV, o Prêmio Grande Minas de Responsabilidade Fiscal e Social.
Nesta edição, ficou acertado entre os municípios participantes do prêmio, que a partir do mês de maio deste ano, os trabalhos desenvolvidos serão divulgados na InterTV e no mês de junho, durante uma solenidade festiva serão apresentados os três vencedores. Entretanto, todos os municípios inscritos no prêmio receberão os certificados pela participação.
O secretário executivo do CIMAMS, professor Luiz Lôbo, disse que o objetivo principal do Prêmio é divulgar todos os serviços prestados pelos municípios junto à população na área de saúde, educação, assistência social, esporte e ações de responsabilidade fiscal.
Lôbo explicou que, “a intenção é avaliar as boas práticas dos municípios e multiplicar as boas ações, buscando o aperfeiçoamento das políticas públicas dos municípios Norte Mineiros”.
O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon, elogiou a iniciativa e comentou que, “hoje, nós precisamos dar visibilidade a tudo que acontece e a Inter Tv com um trabalho pioneiro, proporcionará que os trabalhos que desenvolvemos em nossos municípios sejam mostrados para os nossos munícipes e em toda região”.
Quem também fez um destaque sobre o prêmio, foi a prefeita de Bocaiúva, Marisa Alves, “todas mídias estão ai. As mídias sociais – WatsApp e Facebook, mas isso as vezes sobrecarrega o cidadão de falsas informações. Por isso, enquanto nós temos um meio mais real e com credibilidade de passar essa verdadeira informação para o cidadão, isso é muito importante para nós”,
Sobre a participação da Unimontes, no Prêmio, a pró-reitora de Extensão Jussara Guimarães destacou que: “a Unimontes por ser uma universidade de integração regional é importante que ela participe da divulgação dessas boas práticas dos municípios, em todas as áreas, na saúde, educação, social e outras”.
O gerente comercial da Inter TV Grande Minas, Fábio Borghi, informou que, “nós, enquanto emissora de televisão de todo Norte de Minas, somos engajadores de pautas positivas. Este prêmio visa trazer indicadores positivos, tanto na área social, quanto fiscal. Para região é fundamental tornar público para a população o que está sendo realizado”.
O presidente do CIMAMS e prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, disse que, “apesar desta crise ética, moral e política que o país está enfrentando, não podemos cruzar os braços e deixar que a mídia ou as redes sociais falem mal das nossas administrações, dando publicidade somente as coisas negativas. Na política tem gente do bem e que faz, mas nós precisamos mostrar como estamos investindo nas áreas fiscal e social. De uma ideia que já existia estamos concretizando para poder mostrar o que cada município está fazendo.
Sobre a parceria com a Inter TV, Unimontes e Sebrae, o presidente do Cimams comentou que, “nada mais justo do que trazer uma grande emissora, como a Inter TV Grande Minas, e parceiros importantes como a Unimontes e Sebrae, que julgarão de maneira isonômica e imparcial, como estamos investindo nas diversas áreas da administração pública. Assim, nós teremos só a ganhar, mostrando aos nossos cidadãos que estamos fazendo certo, e utilizando com coerência e transparência o dinheiro público, em favor do município. Por isso, tenho que ressaltar que este prêmio chega num momento de extrema importância para mostrar que apesar desta crise tem município que está sobressaindo”, assinalou.