No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, 8 de março, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Minera da Sudene – CIMAMS ressalta que esta data não é apenas comemorativa, mas sim um momento para refletir sobre as conquistas alcançadas pelas mulheres ao longo da história política do Norte de Minas, bem como para destacar os desafios que ainda persistem, além de garantir a diversidade e a eficácia democrática.
A cada ano, a participação da mulher na política vem crescendo, principalmente em relação ao executivo. Na eleição de 2024, o crescimento foi tímido no número de mulheres prefeitas eleitas. Dos 5.454 vencedores, apenas 15,4% são do sexo feminino. Em 2020, foram 12%.
Em Minas Gerais, dos 853 municípios, 67 são comandados por mulheres, sendo que 9 estão no Norte de Minas, para o mandato de 2025-2028. Na gestão anterior (2021-2024), foi contabilizado este mesmo número de mulheres prefeitas.
O CIMAMS conta com representação feminina em sua diretoria, através das prefeitas de São João do Paraíso, Selma Morais, a Selminha; e Marlene De Lourdes Silveira Moreira, a Marlene de Venâncio – Juramento; tem ainda, no seu quadro de filiados, outras oito prefeitas, Talyane Laves Pereira – Berizal; Conceição Bernadino – Felixlândia; Alini Bicalho – Francisco Sá; Maurina Mota – Ibiaí; Maria De Lourdes Rodrigues Da Silva Filha Cordeiro, a Pretinha de Merson – Matias Cardoso; Elbe Brandão – Nova Porteirinha; Samia Feres Gomes De Medeiros – Padre Carvalho; e Osmary David Miranda, a Meirinha de Dona Vina – Rubelita.
Sobre o Dia Internacional da Mulher
“O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.”
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, sexta-feira, 7 de março de 2025