Em reunião mobilizada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, prefeitos, procuradores e secretários de 60 municípios do Norte de Minas definiram na manhã desta quarta-feira 30/01, no auditório do Hotel Dubai, em Montes Claros, pela criação de uma comissão para negociar com o Governo do Estado a readequação do calendário escolar quanto ao início do ano letivo.

A audiência da comissão com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, foi agendada para a próxima sexta-feira 01/02. Na proposta levantada pela assembleia e que será apresentada pela comissão ao Governo do Estado é de que as aulas iniciem em março/2019.

O presidente do Cimams, Edmárcio Moura Leal, prefeito de Matias Cardoso, fez questão de enfatizar a necessidade da classe está sempre unida, independente de partidos. “Passamos por processos eleitorais nos últimos meses e que colocaram amigos contra amigos. A nossa classe precisa estar sempre estar mobilizada, pois os problemas que estamos enfrentando são os mesmos. Definimos para o dia 11 de março, o início do ano letivo, em reunião com os municípios da Serra Geral. Por que? Porque com os atrasos nos repasses muito ainda precisa ser feito nos municípios, como a melhoria das estradas e prédios escolares para receber os alunos. Por isso que precisamos deste prazo”, explicou.

O prefeito de Guaraciama, Rafael Dias Veloso, que faz parte da diretoria do CIMAMS, disse que o diferencial do Consórcio é que está buscando um consenso real, olhando a peculiaridade de cada município. “Queremos mostrar a secretária de Educação a realidade de cada município e porque defendemos a readequação do início do ano letivo para o mês de março, para nos livrar de sermos penalizados por este ato”, comentou.

Sobre os assuntos que estavam na pauta, como a definição de proposição acerca da retenção de repasses constitucionais e continuidade dos serviços básicos, os prefeitos decidiram dar um voto de confiança ao atual Governo e aguardar os próximos dias se os repasses serão feitos como prometidos.

A comissão que vai se reunir com a secretária de estado da Educação, Júlia Sant’Anna ficou assim constituída: Edmárcio Moura Leal – Matias Cardoso, Presidente do CIMAMS; José Raul Reis – Lagoa dos Patos, presidente da Ammesf, Valquíria Rodrigues Cardoso – Varzelândia, Vice-Presidete do Cimams; Juracy Fagundes Jacome – Nova Porteirinha, presidente do Consórcio União da Serra Geral; Edson Santos Albuquerque – Cristália, Presidente do CIS Grão Mogol; Rafael Dias Veloso – Guaraciama, Diretoria do Cimams; Marcelo Félix – Januária, Amams; e Silvanei Batista – Porteirinha, presidente do Cisrun Macronorte – Samu, Geelison Ferreira silva – Brasília de Minas, Presidente do Cisnorte; e João Geraldo Dias – Engenheiro Navarro, CIS Portal do Norte.

Arthur Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, 30 de janeiro de 2019

 

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *