Estratégias de trabalho nos atendimentos aos adolescentes/jovens em cumprimento/egressos de medidas socioeducativas em meio aberto. São os assuntos que fazem parte do curso de capacitação que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS em parceria com a Sênior Consultoria em Assistência Social e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese estão realizando. O evento que teve início na manhã desta terça-feira (28/06) e que se estenderá até a próxima quinta-feira (30/06), no auditório do Consórcio, reúne gestores, trabalhadores e técnicos da Assistência Social de mais de 70 cidades do Norte de Minas, que atendem adolescentes em cumprimento/egressos de medidas socioeducativas em meio aberto, com a realização de nove oficinas.

Nos três dias de curso, serão oferecidas aos participantes nove oficinas de capacitação, com abordagens a novos conteúdos, com diversas estratégias de trabalho que ajudarão a subsidiar o fazer dos profissionais que atuam no atendimento aos adolescentes/jovens em cumprimento/egressos de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

O secretário executivo do CIMAMS, professor Luiz Lôbo, comemorou a presença em grande número de representantes dos municípios da região, no setor de assistência social e aos prefeitos que estão apostando nos seus comandados para se qualificarem e para melhor atender os jovens através de medidas socioeducativas.

A subsecretária da Sedese, Mariana Franco, disse que esta parceria da secretaria, CIMAMS e Sênior é importante na qualificação dos gestores, trabalhadores e técnicos da Assistência Social que executam medidas socioeducativas em meio aberto e que atendem adolescentes em conflito com a lei e famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esta qualificação é importante para ajudar a aprimorar e garantir a qualidade do serviço prestado ao cidadão do Norte de Minas. Para a Sedese é um prazer estar aqui, pois esta parceria vai render muitos frutos e a nossa expectativa é de que outras parcerias aconteçam para que possamos cada vez mais melhorar esta prestação de serviço”, assinalou.

SOBRE O CURSO

Nesta terça-feira (28/06), na parte da manhã, aconteceu a capacitação quanto ao papel das políticas públicas setoriais na garantia de Proteção Social aos adolescentes egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Na parte da tarde, o curso terá sequência com a proposta de oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção multiprofissional no Sistema Único de Assistência Social para fomento ao processo de autonomia, protagonismo e acesso aos direitos sociais dos adolescentes egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

O evento prossegue na quarta-feira (29/06), pela manhã e tarde, com metodologias de trabalho social com famílias na Proteção Social Especial de Média Complexidade para oferta de atendimentos individuais e coletivos no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado para Famílias e Indivíduos – PAEFI, com enfoque às famílias de adolescentes egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Também será apresentada a construção de instrumentos de referência e contra-referência, relatórios e encaminhamentos; Plano de Acompanhamento Familiar no PAEFI; Prontuário SUAS na Proteção Social Especial de Média Complexidade. A PSEMC e a rede socioassistencial e intersetorial: articulação necessária. Oficinas com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, com enfoque às famílias de adolescentes egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Estratégias para garantia do acesso e permanência dos(as) adolescentes/jovens na educação básica e atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde, articulação e fortalecimento da rede interinstitucional nos municípios.

Na quinta-feira (30/06), último dia do curso, os participantes terão acesso ao suporte técnico e metodológico para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no atendimento aos adolescentes egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (público prioritário desse serviço conforme resolução do CNAS). Orientações técnicas sobre a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes como forma de prevenir o cometimento de atos infracionais e consequentemente prevenir a incidência de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Metodologias para fortalecimento e reconstrução de vínculos familiares, sociais e comunitários; desenvolvimento de atividades sociais e lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, terça-feira, 28 de junho de 2022

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *