O Departamento de Saúde do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS sediou e participou na quinta-feira (11/07), do Encontro de Acolhimento aos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil – PMMB.

O evento contou com a participação de Representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e gestores(as), Coordenadores(as) de Atenção Primária à Saúde e Profissionais Médicos vinculados ao PMMB.

O objetivo do encontro é ajudar no fortalecimento a saúde pública com maior alinhamento entre as ações dos médicos participantes do Programa e os gestores municipais de Saúde.

O acolhimento é uma etapa obrigatória para todos os médicos com registro no exterior (intercambistas) e está previsto no processo educacional e legislativo do programa.

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira explica que “o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos é uma etapa que ocorre de modo presencial, envolvendo os profissionais, gestores municipais de saúde e a SES-MG, visando contextualizá-los sobre os serviços de atenção primária que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o funcionamento das redes de atenção à saúde”.

Ao todo, o Módulo de Acolhimento e Avaliação compreende 140 horas sob a coordenação dos ministérios da Saúde e da Educação, contemplando conteúdo mínimo da legislação referente ao sistema de saúde brasileiro; funcionamento e atribuições do SUS; protocolos clínicos de atendimentos e código de ética médica.

Outras vinte horas são de responsabilidade dos municípios e do Estado, com abordagem de protocolos e diretrizes específicas dos locais onde os médicos vão trabalhar.

Patrícia Lima Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde explica que para a área de atuação da SRS Montes Claros foram selecionados 36 médicos para trabalhar em 18 municípios. As localidades contempladas são: Montes Claros (dez médicos); Salinas (quatro); Espinosa (três); Bocaiuva, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas (dois médicos para cada município); Berizal, Cristália, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita e São João do Paraíso (um médico para cada município).

Outros três municípios da Gerência Regional de Saúde de Pirapora também vão receber quatro médicos intercambistas: Várzea da Palma (dois); Pirapora e Santa Fé de Minas (um médico para cada localidade).

Participaram do evento, representantes dos municípios de Berizal, Bocaiúva, Cristália, Espinosa, Indaiabira, Jaíba, Jequitaí, Montes Claros, Ninheira, Padre Carvalho, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e São João do Paraíso.

Arthur Amorim Júnior
Ascom/CIMAMS

Norte de Minas, segunda-feira, 15 de julho de 2024

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *