A implantação de políticas públicas e a disposição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da Área Mineira da Sudene – CIMAMS de ser utilizada como ferramenta de gestão dos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha através dos programas oferecidos pelo Governo do Estado. Esta foi a proposta apresentada pelo Consórcio, ao vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; e ao presidente Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, em evento realizado pela Prefeitura de Diamantina, na histórica cidade, na sexta-feira, 23/07, que teve como pauta a retomada do turismo regional para ajudar no fortalecimento da economia dos pequenos municípios.
Os consórcios, segundo o secretário executivo do CIMAMS, professor Luiz Lôbo, têm sido fundamentais para ajudar no aprimoramento da gestão municipal, pois, além de contribuir para o fortalecimento, está apoiando o turismo regional. “Diamantina tem uma importância muito grande para a região, diante do seu grande potencial histórico, turístico e cultural“, ressaltou.
Ainda durante a sua participação no evento, Lôbo aproveitou para sugerir ao presidente da AMM, Julvan Lacerda, a criação de um setor que iria atuar em cooperação com os consórcios de todo Estado.
“Os Consórcios, assim como as associações de municípios, buscam sempre o fortalecimento da luta municipalista. Esta união proporcionará o desenvolvimento regional, com a criação de projetos estruturantes, e uma articulação no âmbito intermunicipal, com ações compartilhadas nos municípios, proporcionando a captação de recursos para investimentos nos mais diversos setores da gestão municipal”, comentou Luiz Lôbo
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, terça-feira, 27 de julho de 2021