Em live realizada nessa terça-feira 23/03, sobre as tratativas acerca da aquisição de vacinas pelos consórcios e municípios, a diretoria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS se colocou à disposição e conclamou prefeitos, vereadores, e deputados para a construção de um acordo regional de ações.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, disse que tem acompanhado o drama dos colegas em seus municípios. Por isso, reafirmou o interesse do Consórcio em proporcionar soluções aos municípios, principalmente neste momento de pandemia provocado pelo Corona Vírus. Entretanto, disse que o momento é de mobilização de todos os atores políticos que querem ajudar os municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

O secretário executivo do CIMAMS, professor Luiz Lôbo, colocou a entidade à disposição dos municípios para a construção de um acordo regional de ações. Ficou acertado ainda, durante a reunião virtual, que o Consórcio fará uma campanha publicitária junto aos meios de comunicação, com a presença do presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems-MG, Eduardo Luiz da Silva, com o objetivo de repassar informações e esclarecimentos à população quanto a vacinação para imunização da COVID 19.

Nesta live que teve a presença de mais de 60 convidados, entre prefeitos, procuradores e secretários municipais de saúde de toda região, contou com a participação do presidente do Cosems-MG, Eduardo Luiz da Silva. Ele aproveitou para alertar sobre a importância dos prefeitos agirem com cautela diante das propostas de aquisição de vacinas que vem surgindo, e afirmou que deverá ser seguido o Plano Nacional de Imunização – PMI, em obediência aos princípios do SUS.

O assessor jurídico do CIMAMS, Danilo Oliveira, ressaltou os aspectos legais relacionados a possível aquisição dos imunizantes pelos municípios e reafirmou a necessidade dos municípios estarem alinhados ao Plano Nacional de Vacinação. Por fim os prefeitos de Salinas, Kinca Dias; e de Pirapora, Alex César; parabenizaram o consórcio pela iniciativa de reunir em prol de uma pauta tão urgente e importante para a municipalidade.

Finalizando a reunião virtual, o secretário Luiz Lôbo agradeceu aos participantes e colocou o consórcio à disposição dos municípios para esta e outras demandas.

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, quarta-feira, 24 de março de 2021

 

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *