O Departamento de Saúde do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS participou no último dia 26 de março, da 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em São João do Pacuí–MG.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde reuniu representantes de diversas categorias profissionais, autoridades e especialistas para debater e propor melhorias nas condições de trabalho e na saúde dos trabalhadores do município tendo como tema a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.
Na primeira etapa da plenária, em São João do Pacuí aconteceu debates, palestras e grupos de discussão sobre diversos temas relevantes para a saúde do trabalhador, reforçando a importância do diálogo entre os diversos atores sociais para a construção de políticas públicas e um ambiente de trabalho mais justo, seguro e saudável para todos.
As coordenadoras do Departamento de Saúde do CIMAMS, Lêda Gonçalves e Agda Priscila Pires, ressaltaram que a plenária é essencial para fortalecer as políticas voltadas à proteção e promoção de saúde do trabalhador, promovendo a participação social em um debate plural, incentivando a prevenção de acidentes, ergonomia e saúde mental, permitindo a identificação dos riscos ocupacionais, as condições de trabalho e as principais causas de afastamento, orientando as estratégias preventivas.
Plenária e Conferência
Este encontro integra as etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, em Brasília–DF, com o tema central: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. Durante a plenária, serão abordados três eixos temáticos de grande importância: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, quarta-feira, 2 de abril de 2025