Corpo de Bombeiros combateu focos de incêndio em área rural não protegida em Bocaiuva, no domingo (15/9)

O Consórcio Intermunicipal da Área Mineira da Sudene – CIMAMS visando evitar transtornos aos moradores das áreas urbanas e rurais dos municípios do Norte de Minas, iniciou nas redes sociais e outros veículos de comunicação, uma campanha de conscientização sobre a prevenção às queimadas, para que os moradores evitem tais práticas, visando o bem-estar de todos.

O secretário-executivo do CIMAMS, Thiago Maia (FOTO), pede a colaboração da população norte-mineira para não fazer limpeza de terrenos com fogo ou queimar entulhos.

“A região está em um período de estiagem extrema, com mais de 180 dias sem chuvas e, neste cenário, as queimadas representam um risco ainda maior, tanto ao ambiente quanto à saúde pública. Neste período, considerado o mais crítico do ano, temporada com a grande incidência de incêndios na região, o que ocasiona uma série de problemas, tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população, qualquer foco de incêndio representa um grave problema a toda a sociedade”, assinalou Maia.

De acordo com os dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Minas Gerais passou a ser o estado que mais registrou queimadas em seu território nos últimos dias. O instituto informa ainda, que o estado representou mais de 18% dos incêndios que ocorreram no país, com 329 focos entre domingo (15) e segunda-feira (16).

O CIMAMS que conta com mais de 120 municípios consorciados, fez este alerta aos prefeitos, através das suas secretárias, para se empenhem e ajudem no combate aos incêndios florestais ou lotes urbanos, com campanha educativa, visando sensibilizar o cidadão, alertando para os riscos e perigos decorrentes das queimadas.

Arthur Amorim Júnior
Ascom/CIMAMS

Norte de Minas, quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *