O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS está entregando a Agenda para o Desenvolvimento do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha a todos os candidatos à presidência da República e ao Governo de Minas.
O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, participou da reunião do presidente Jair Messias Bolsonaro com prefeitos, lideranças empresariais e rurais, na parte da tarde desta sexta-feira (05/08), no Centro de Convenções João Alencar Ataíde. Na oportunidade entregou o documento contendo as principais demandas que tem como objetivo contribuir na elaboração de propostas para o desenvolvimento dessas duas regiões da parte Norte do Estado.
Segundo o dirigente do Consórcio, a agenda representa a reivindicação dos empreendedores, lideranças políticas e empresariais instaladas nos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, que entendem a necessidade da consolidação de um plano de desenvolvimento regional que possibilite a alavancagem e a sustentabilidade das iniciativas voltadas para o desenvolvimento.
Na parte da manhã, o General Braga Neto, candidato a vice-presidente na chapa do presidenciável Jair Messias Bolsonaro, esteve reunido com prefeitos que fazem parte do CIMAMS.
O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, apresentou às reivindicações e pediu para que intermediasse junto ao presidente Jair Bolsonaro o atendimento relacionado a Agenda para o Desenvolvimento do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha por considerá-la fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
O ex-ministro da Casa Civil, general Braga Neto informou que é mineiro, natural de Belo Horizonte, e que é a primeira vez que visita o Norte de Minas. Fez uma explanação da atuação do atual governo nas diversas áreas e afirmou que tudo começa pelo município, principalmente em relação a segurança pública. “Se o município investir em segurança, a criminalidade tende a cair em nível de país”, afirmou.
Apresentou números relacionados a saúde, mostrando que a preocupação do Governo nos últimos dois anos de pandemia, por conta do Corona Vírus, foi de não deixar faltar a vacina.
Ainda segundo Braga Neto, o atual Governo foi três vezes mais eficiente no combate à fome em relação a outros países. Terminou afirmando que enquanto nos governos anteriores eram entregues 40 mil títulos de terra, em um ano, o atual vai entregar 400 mil.
O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto, pediu a desburocratização na liberação dos recursos do Governo federal para os municípios. Já o prefeito Reginaldo Silva, presidente do Consórcio da Serra Geral e prefeito de Jaíba, pediu recursos para implantação da central de monitoramento, importante para reduzir a criminalidades nos 15 municípios que fazem parte daquela microrregião. O prefeito de Claro dos Poções, Norberto Marcelino, agradeceu pelos investimentos na saúde, e que os mesmos chegaram espontaneamente sem a necessidade dos prefeitos terem que ir a Brasília pedir com os pires nas mãos. A afirmação foi acompanhada pelo prefeito de Janaúba, José Aparecido, que assinalou que o Brasil só tem um caminho que é o desenvolvimento e da distribuição de renda.
O general Braga Neto anotou as reivindicações e pediu que as demandas sejam formalizadas através de um documento para que possam ser atendidas.
Arthur Amorim Júnior
ASCOM CIMAMS
FOTO: Aurélio Vidal
Norte de Minas, 5 de agosto de 2022
Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS
Fone: (38) 99863-5094
E-mail: ascomcimams@gmail.com
Rua Tapajós – 441 – Bairro Melo
Montes Claros – Minas Gerais
Norte de Minas, 5 de agosto de 2022