“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”, A frase pertence ao escritor Guimarães Rosa. Assim como tem as Minas, tem também os Gerais. E é pensando em divulgar o rico potencial do Norte de Minas dos Gerais, que nasceu o projeto “Caminhos dos Gerais”, resultado de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) e a INTERTV Grande Minas, e que será exibido todos os sábados, a partir das 14H30, na emissora afiliada da Rede Globo.

Através do programa que será lançado na noite desta sexta-feira, 12/11, a população norte-mineira terá a oportunidade de conhecer um pouco mais das riquezas turísticas, econômicas, culinárias, culturais e artísticas, e do agronegócio das suas cidades, com lindas imagens, depoimentos e histórias dos personagens que fazem parte do seu cotidiano.

Desde à sua criação, em 2014, o CIMAMS sempre tem atuado numa gestão associada entre os municípios, através de planejamento e execução de projetos e programas que visem ao desenvolvimento regional sustentável e ao aperfeiçoamento das gestões administrativas de seus consorciados, minimizando seus custos e otimizando as ações de forma associada. Entretanto, entende que a região tem um grande potencial, nos mais diversos setores e que precisa ser visto e assim, possibilitar a atração de prováveis investidores com vistas ao fomento do turismo. Em busca de divulgar as riquezas que os municípios da região possuem, acertou a parceria com a INTERTV Grande Minas para a realização do programa “Caminhos dos Gerias”, nesta emissora que tem grande alcance, em uma região cuja população ultrapassa os dois milhões de habitantes.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, disse que o programa “Caminhos dos Gerais” vai ser uma ferramenta importante para ajudar na integração regional. “O nosso consórcio dentro da sua estrutura do Centro de Convenções, que em breve será construído, contará com um setor direcionado para a divulgação do turismo das regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Oportunamente já saímos na frente ao formalizar esta parceria com a INTERTV que vai possibilitar a formatação deste projeto, nos próximos anos, através de uma política voltada à valorização dos municípios, com vistas ao desenvolvimento regional”, comentou.

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS