O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS e o Governo do Estado de Minas Gerais anunciam para a próxima segunda-feira (17/03), às 16 horas, no Salão de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, a reunião sobre a concessão para a construção da barragem de Congonhas
Já está confirmada a presença do vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, deputados da bancada do Norte de Minas, prefeitos, vereadores, além das lideranças rurais e empresariais da região.
O presidente do CIMAMS, Adaildo Rocha, o Tampinha, convoca todos prefeitos para participarem desta reunião, pois é uma oportunidade para discutir a proposta de construção da Barragem de Congonhas, localizado entre os municípios de Itacambira e Grão Mogol, principalmente neste momento em que há o interesse de investimentos da iniciativa privada.
O projeto para execução da barragem de Congonhas, uma das três barragens estruturantes da revitalização do São Francisco, já foi licitado três vezes e retirado do orçamento. Sua retomada significa garantir a segurança hídrica do Norte de Minas. A barragem é a solução, com capacidade para armazenar 574,5 mil metros cúbicos de água, com sua bacia hidrográfica ocupando 3.360 hectares. A barragem teria a altura de 64,5 metros no leito do Rio Congonhas, afluente do Rio Jequitinhonha.
O custo de construção da barragem de Congonhas é de cerca de R$ 500 milhões e a expectativa é de que o empreendimento seja financiado, em sua maior parte, com recursos da iniciativa privada.
O deputado estadual Arlen Santiago informou que já manteve contatos com empresas interessadas em investir na construção da barragem, interessadas na implantação de projetos de irrigação na região a serem viabilizados com a água que será acumulada no barramento do Rio Congonhas.
O parlamentar lembrou ainda, que em contato com o vice-governador Mateus Simões, conseguiu a promessa de liberação pelo Governo do Estado de R$ 12 milhões. O montante seria utilizado para realizar novos estudos de viabilidade da Barragem de Congonhas.
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, sexta-feira, 14 de março de 2025