Criar procedimentos e ampliar o leque da oferta de serviços aos municípios consorciados, tendo como principal interlocutor o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS. Este foi o ponto de partida da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 5/8, em sua sede, da diretoria do Consórcio com os técnicos das Representações das Gerências Executivas de Governo – REGOV, da Caixa Econômica Federal.
O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, disse que esta aproximação com a Regov é importante para os municípios e o leque de serviços e cursos ofertados ajudarão a acelerar na liberação de recursos, preparando as equipes de engenharia com informações mais precisas.
A coordenadora da Regov/Montes Claros, Maria de Lourdes, apresentou uma série de serviços que poderão ajudar os municípios em várias modalidades, como acompanhamentos e obras, projetos sociais e socioambientais, análise e assessoria em projetos e empreendimentos, assessoria e consultoria em engenharia de custos, oficinas de capacitação e outros.
“Através desta parceria da Regov com o CIMAMS, os municípios consorciados terão uma série de serviços, dentro de uma nova realidade. O objetivo é trazer tranquilidade e segurança aos municípios, investindo em suas equipes, através de cursos de capacitação direcionados para este setor e que darão mais celeridades nas análises dos projetos quando chegarem à Caixa”, explicou a coordenadora da Regov/Montes Claros.
O prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, participou da reunião e se mostrou interessado em que a sua equipe de engenharia e de projetos participe dos cursos que a Regov tem para oferecer. Disse que eles ajudarão a melhorar os projetos, com informações pontuais e que evitarão tantas idas e vindas à Caixa, no reparo de informações, que na maioria das vezes acaba por atrasar a liberação de recursos e a realização das obras.
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, quinta-feira, 5 de agosto de 2021