A fonte de energia limpa já tem sido adotada por vários municípios, e tem ajudado as prefeituras na economia com iluminação pública. A partir desta nova modalidade de serviço, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, através do setor de tecnologia busca implantar um amplo projeto de eficiência energética aos prédios públicos dos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O objetivo é torná-los autossuficiente na geração de energia fotovoltaica para o abastecimento dos prédios púbicos.
A entidade solicitou ao deputado estadual Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Recursos Hídricos e Energias Renováveis, a audiência junto ao Instituto de Desenvolvimento integrado de Minas Gerais – INDI, onde foram recebidos pelo diretor executivo, Ronaldo Borghetti.
Na oportunidade foi apresentado o projeto capitaneado pelo CIMAMS em busca da viabilidade junto ao Estado e Iniciativa privada. A direção do órgão se mostrou interessada em fazer parte desta parceria.
O deputado Gil Pereira ressaltou a importância do Consórcio em se interessar em implantar políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios, no setor de geração de energia fotovoltaica. A implantação deste projeto, segundo o parlamentar, resultará numa grande economia aos cofres públicos municipais.
O próximo passo que ficou acertado e de uma nova reunião entre o CIMAMS, o INDI, e o deputado Gil Pereira, na sede da Cemig Sim – responsável pela geração distribuída de energia fotovoltaica.
PRESENÇAS
O CIMAMS esteve representado nesta reunião, com o diretor do INDI, Ronaldo Borghetti, e o deputado Gil Pereira; pelo professor da Unimontes, Cleuber Vieira; e o também professor Wertter, da LBs 2, e da Universidade da Bahia.
Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, terça-feira, 8 de dezembro de 2020