A ordem de serviço para a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha foi dada na manhã desta quinta-feira, 17/02, pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patís. A solenidade de assinatura aconteceu no auditório da nova Prefeitura de Montes Claros, na Cidade Administrativa.

A empresa vencedora para construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha é a JFF Construtora e Máquinas. A obra está orçada em R$ 4 milhões, e será realizada graças a recursos disponibilizados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal, em área doada pelo município de Montes Claros, nas proximidades da Cidade Administrativa.

A proposta do Centro de Convenções que ocupará uma área de dois mil metros, com salas de reunião e de treinamentos para prefeitos, de imprensa, além do Auditório Multiuso (que vai ocupar 402m2); oficina para 100 pessoas; e outra oficina para 30 pessoas, além de espaços para as realizações de teatro, seminários, convenções, exposições, feiras, cursos, treinamentos e outros, é de investir e divulgar o turismo das duas regiões.

O secretário executivo do CIMAMS, professor Luiz Lôbo, disse que esta obra é a concretização de um sonho para toda a população da parte Norte do Estado. Diz que desde 2019 esta interlocução está sendo feita junto ao Ministério do Turismo, por isso fez questão de destacar o interesse e o apoio do então ministro desta pasta, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. “Mas é importante destacar o interesse e o apoio da Prefeitura de Montes Claros nesta parceria e na doação do terreno para a construção do Centro. E além do Centro, outro projeto que vai agregar e que está em processo de licitação e com recursos já liberados é o auditório para receber grandes eventos, congressos e outros”, informou.

O procurador geral do município de Montes Claros, Otávio Rocha, parabenizou o CIMAMS por este empreendimento que, segundo ele, realizará um antigo sonho que era da construção de um Centro de Convenções que abrigará importantes eventos políticos, culturais, religiosos e outros. “Esta parceria é muito importante, uma vez que os custos com a realização da obra serão bastante para a Prefeitura, uma vez que o Consórcio arcará com todas as despesas”, comentou.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, disse que desde o início da atual administração, a ideia era da construção de um centro de convenções. Mas com o interesse do CIMAMS em realizar esta obra, com o município fazendo a doação do terreno, foi formalizada então a parceria. “Não existe desenvolvimento se não for integral. Houve vontade e dedicação das partes envolvidas. O Centro de Convenções pode potencializar toda a região”, ressaltou.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, agradeceu ao prefeito Humberto Souto pela doação do terreno para a construção do Centro de Convenções e ao vereador Soter Magno pela interlocução na Câmara Municipal. Afirmou que o Centro pertencerá a todos os municípios das duas regiões e será importante para ajudar a incrementar o turismo regional e mostrar todo o nosso potencial artístico e cultural. Estamos adequando o CIMAMS a um novo tempo e a parceria é uma das ferramentas que estamos utilizando para a realização de importantes projetos e a Construção do Centro de Convenções vai estreitar cada vez mais os municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”, destacou.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que participou da solenidade de assinatura através de videoconferência, disse que a construção do centro demonstra o sentimento de união de todos os prefeitos da região. “importante comemorar e festejar obras como esta que será realizada através da parceria do CIMAMS e a Prefeitura de Montes Claros. Este Centro será a agregação de prefeitos em Montes Claros, que será um elo de congraçamento para a busca das soluções dos problemas que norteiam os municípios, ajudando-os no desenvolvimento e no progresso”, concluiu.

PRESENÇAS
Participaram da solenidade de assinatura para a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, os prefeitos Valmir Morais de Sá, presidente do CIMAMS (Patis); Eduardo Rabelo – Codanorte (Francisco Dumont); Humberto Souto – Videoconferência (Montes Claros); Guilherme Guimarães – Vice-Prefeito (Montes Claros); Ana Pereira “Naninha” (Botumirim); vereador Cláudio Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros); Procurador geral Otávio Rocha; secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sóter Magno; secretário de Defesa Social, Anderson Chaves; Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato; secretário executivo do CIMAMS, Luiz Lôbo; procurador do CIMAMS, Danilo Oliveira; Enilson Francisco – secretário executivo do Codanorte; Graciele Pereira Afonso Silva (Regov – Caixa); e o engenheiro Jonas Adenis Soares Filho (JFF Construtora e Locação de Máquinas).

Arthur Amorim Júnior

ASCOM/CIMAMS
Norte de Minas, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2020

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *