Um ato em favor da vida e em defesa da duplicação da BR-251, cobrando da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, a ampliação do projeto de 24 km para 80 km. Este foi o objetivo do BR-251 – Movimento Pela Dignidade, realizado na manhã de sábado (12/4), no estacionamento do Posto D’Ángelis, às margens da rodovia, sob a coordenação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, reunindo prefeitos, deputados, dirigentes de entidades de classe, vereadores, caminhoneiros e diversas lideranças regionais.

Nas quatro horas de realização do ato, foram colhidas 396 assinaturas dos caminhoneiros, além de oferecer diversos serviços de saúde e jurídico.

A próxima etapa, segundo o presidente do CIMAMS, Adaildo Rocha, Tampinha (União Brasil), prefeito de Curral de Dentro, será de encaminhar ofício à ANTT, solicitando que o projeto de privatização da BR-251 seja revisto, prevendo o aumento da extensão da rodovia a ser duplicada.

“Nós vamos pedir ao Governo Federal que sejam duplicados 200 quilômetros da rodovia ou então, no mínimo, 80 quilômetros. Vamos mostrar que o projeto apresentado, prevendo a duplicação de apenas 24 quilômetros da BR-251, não atende aos anseios da região. Nossa solicitação é de que seja dada a garantia de pelo menos a duplicação dos trechos mais perigosos da BR-251, que compreendem a saída de Montes Claros e as serras de Francisco Sá, São Calixto e de Salinas (próximo à ponte do Rio Vacaria). “São trechos primordiais no projeto”, assinalou.

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães (União), frisou que o movimento demonstra o objetivo de cuidar da vida das pessoas.

“A estrada que leva à prosperidade não pode ser de morte. Precisamos demonstrar nossa união e a participação de todas as entidades. Nós temos que atacar os pontos cruciais que são considerados de risco para a vida. O projeto prioritário do Norte de Minas é a BR 251, por isso, fiz questão de mostrar ao presidente Lula, em sua recente visita a Montes Claros. Esse movimento pacífico com representantes de várias entidades mostra a necessidade de recebermos uma atenção diferenciada, pois representamos um forte entroncamento rodoviário. Se conseguirmos a ampliação da BR-251, nossa região será uma das mais progressistas do País, pois tem um potencial muito grande. Temos que contar com o apoio de todos os deputados que foram votados em nossa região, para serem nossas vozes no Congresso Nacional.

O deputado Arlen Santiago (Avante) destacou a necessidade de um debate mais profundo sobre a privatização da BR-251, conforme informado pela ANTT.

“O governo federal quer privatizar a BR-251 e, com isso, seriam duplicados apenas 24 km. Depois de tanto tempo esperando uma obra tão necessária, ela não é priorizada. Um absurdo e um descaso. Enquanto isso, o povo é obrigado a pagar pedágios altíssimos por estradas extremamente perigosas. Não podemos deixar isso acontecer e estamos trabalhando para que a população não tenha que pagar valores altíssimos. Vão fazer muita cobrança de pedágio e pouca duplicação. Da forma em que o projeto de privatização da rodovia se encontra, a sua concessão para a iniciativa privada, com a cobrança de pedágio, não garante as intervenções para interromper os acidentes fatais na estrada. Neste caso, o que vai ocorrer com a cobrança de pedágio é que as pessoas vão pagar para morrer”, denunciou.

O deputado federal Samuel Viana (Republicanos) afirmou o seu compromisso de ser mais uma voz, no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para tentar reverter o projeto e aumentar o trecho que será licitado na BR-251. Destacou a importância do movimento e da mobilização em favor de uma rodovia que busca mais segurança aos usuários e desenvolvimento relacionado ao escoamento da produção regional. “O Governo Federal tem que ter uma atenção diferenciada com este trecho, considerado um dos mais importantes entroncamentos rodoviários do País. Podem contar com o meu apoio.”

ENTIDADES

Representando o presidente da Amams, Ronaldo Soares Mota Dias, o secretário-executivo José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, reafirmou a parceria com o CIMAMS neste movimento e revelou o sentimento de discriminação em relação ao atendimento dado pelo Governo Federal à BR-116 em detrimento do que está sendo dado à BR-251.

O presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, Flávio Oliveira, destacou que a entidade ruralista une forças à mobilização que clama por respeito, segurança e infraestrutura digna na principal via de escoamento e integração do Norte de Minas. “A Sociedade Rural reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e a defesa de pautas que impactam diretamente a vida da população e o crescimento do setor produtivo.”

O presidente da 11ª Subseção da OAB de Montes Claros, Herberth Alcântara, observou que: “a BR-251 não é apenas uma rodovia. Ela é o caminho diário de milhares de trabalhadores, famílias, profissionais, produtores, estudantes… e também da advocacia. É o trajeto de quem sai cedo, sonha, luta e quer voltar para casa. Mas que, infelizmente, muitas vezes não sabe se vai conseguir voltar. As condições da BR-251 já ultrapassaram o limite do descaso. São buracos, pista estreita, falta de estrutura, tráfego pesado — tudo isso em uma estrada que carrega vidas, sonhos e histórias. Aqui, não estamos falando só de asfalto. Estamos falando de gente. De famílias que sofrem. De profissionais que enfrentam riscos todos os dias. Por isso, é urgente e indispensável que a duplicação da BR-251 seja tratada como prioridade real. Que o projeto respeite a necessidade da nossa região e da nossa gente. Que as adequações sejam feitas com seriedade, planejamento e compromisso com a vida. Porque rodovia segura não é luxo, é respeito.”

PREFEITOS

Diego Antônio Braga (PP), prefeito de Grão Mogol, afirmou que o projeto não atende aos anseios da região. “24 km não atendem os trechos mais necessitados e acidentados.”

União foi a cobrança feita por Talyane Laves Pereira (Solidariedade), prefeita de Berizal: “precisamos estar unidos e mostrar para o Governo Federal que os 24 km anunciados não solucionarão os problemas.”

O prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano (PSDB), fez um relato de muitos acidentes ocorridos na estrada e que está na hora de tomar providências urgentes. “Não queremos esmola, queremos resultados. Uma obra aguardada há mais de 50 anos e que vem nos oferecendo 24 km. Vamos fechar a BR por um dia para chamar a atenção do governo.”

Já a prefeita Alini Bicalho (PT), de Francisco Sá, acentuou que o seu município é que recebe esse impacto. “Difícil um dia que não tenha um acidente neste trecho. A luta por melhorias na BR-251 é de toda a região.”

Enquanto Elivaldo Versiani (União)i, prefeito de Patis, cobrou mais sensibilidade do Governo Federal em relação à BR-251. “Precisamos que a ampliação seja, não apenas de 24 km, mas de 100%. Por isso, precisamos fazer pressão.”

A participação de várias entidades foi apontada pelo prefeito Caio Cunha (MDB), de São João do Pacuí, mostrando que esta união ajuda a fortalecer o movimento para cobrar a ampliação da BR-251 junto ao Governo Federal.

Para o prefeito Hercules Vandi, de Lagoa dos Patos, “o movimento não é dos prefeitos é da região, porque serve para atender a todos. Não podemos aceitar que está BR continue ceifando vidas.”

O prefeito Vanderley Cardoso (União), de Claro dos Poções, comemorou a participação de prefeitos e entidades no movimento e cobrou que os deputados conheçam a realidade da BR para conferir que os 24 km são muito poucos. “Nós temos que acabar com o título de rodovia da morte e ser de rodovia da vida.”

VEREADORES

O vereador Rodrigo Cadeirante (União), de Montes Claros, denunciou que: “quando estamos incomodados e lesados em nossos direitos, temos que reclamar. A duplicação da BR-251 tem que ser feita em pelo menos 80 km.

O vereador Lucas Ribeiro (União), de Taiobeiras, declarou que: “quando as pessoas de bem se unem, elas conseguem alcançar o propósito.” Queremos vida e não só os 24 km.”

O vereador PC Landim (Avante) afirmou que: “se precisar parar, vamos parar. O Governo Federal tem que nos ouvir.”

Arthur Amorim Júnior
ASCOM/CIMAMS

Norte de Minas, segunda-feira, 14 de abril de 2025

 

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